Liga NESCAU® reúne 12.200 estudantes em três estados

Quinta edição começa neste sábado (7), em São Paulo, e alia crescimento a consolidação da vocação inclusiva ao unir esporte e paradesporto em ação pioneira

367906_904778_366895_900529_345957_823772_img_0114__1__web_.jpgA frase “O mais importante não é vencer, mas participar!” foi usada pelo Barão Pierre de Coubertin como um lema informal da Olimpíada a partir dos Jogos de Londres, em 1908. Passados 111 anos, a maior competição esportiva estudantil do Brasil consolida este conceito. Com um slogan mais atual: “Aqui Todo Mundo Joga”, a Liga NESCAU® abre sua quinta edição neste sábado (7) e vai reunir mais de 12.200 atletas entre 10 e 16 anos, em três estados, na disputa de 19 modalidades esportivas e paradesportivas. A abertura será no Clube Sírio, em São Paulo, com disputas de handebol, vôlei, basquete e ginástica artística, que receberá mil atletas e contará com a presença da ginasta Flávia Saraiva, uma das sete embaixadoras do campeonato.

O engajamento da Liga NESCAU® impressiona. Os 12.200 alunos inscritos ultrapassam os 11.303 atletas que disputaram a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. “Nosso objetivo é contribuir com a formação de crianças e jovens por meio do esporte e seus valores, como coragem, autonomia, confiança, responsabilidade e superação. Levamos muito a sério a ideia do ‘aqui todo mundo joga’. Prova disso é que somos pioneiros em montar as tabelas com atletas e paratletas nos mesmos dias e ambientes para total inclusão”, explica Rodrigo Lopes, head de marketing de bebidas da Nestlé.

A edição 2019 da começa neste sábado (7) e terá duração de quatro meses. As finais estão programadas para 7 de dezembro, no ginásio do Pacaembu, em São Paulo. Além das disputas na capital paulista, pela primeira vez o evento terá etapas em outros estados. Rio Grande do Sul e Pernambuco passam a integrar o calendário, com etapas em Porto Alegre, nos dias 28 e 29 de setembro, e Recife, nos dias 9 e 10 de novembro. Com isso, a Liga NESCAU® salta de 8 mil participantes para mais de 12 mil meninos e meninos matriculados em mais de 500 escolas da rede pública, privada, ONGs e associações, clubes e demais instituições.

367906_904349_346359_825395_liganescau_15.9.18_02_web_.jpg

O número de modalidades também aumentou e traz novidades. Entre os esportes convencionais, além de futsal, vôlei, basquete, handebol, atletismo, ginástica artística, natação, tênis de mesa e judô, a inclusão de surfe e skate agregam um toque de radicalidade e modernidade. Nas paradesportivas, ginástica e bocha também entram na programação, ao lado de atletismo, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa, vôlei sentado, natação e judô.

Os locais de disputa em São Paulo são o Clube Sírio, o Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), o Clube Espéria e o ginásio do Pacaembu, palco das rodadas decisivas. No Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o palco das competições será o Parque Esportivo PUC, enquanto Recife dividirá as atividades esportivas entre duas cidades, Recife e Ipojuca, esta receberá os estudantes surfistas da praia de Maracaípe.

Os Embaixadores da Liga NESCAU® são atletas e ex-atletas com relevantes serviços prestados ao esporte nacional e que atuam como inspiração para meninos e meninas que disputam a competição. Além da ginasta Flávia Saraiva, também integram a ação a jogadora de vôlei Tandara, a judoca Mayra Aguiar, o ídolo do futsal Falcão, o ex-nadador Thiago Pereira, a paratleta Verônica Hipólito e o jogador de basquete Yago.

A LigaNESCAU® tem organização técnica e operacional do Grupo Speed. A comunicação e conteúdo é da Ogilvy e o design e experiências de marca por conta da Futurebrand.

Curva ascendente – O histórico comprova a vocação de crescimento da Liga NESCAU®. Entre 2017 e 2018, a competição cresceu de cinco para 15 modalidade, sendo seis opções de paradesporto. O número de participantes subiu de cinco para mais de oito mil estudantes da rede pública, privada, ONGs e associações, clubes e demais instituições. Agora, são 19 esportes e mais de 12 mil estudantes. “Esse crescimento faz com que acreditemos cada vez mais na plataforma a fim de trazer mais crianças e mais famílias para participar. Outro grande avanço foi trazer mais atividades adaptadas para termos, efetivamente, um evento inclusivo. Com isso, reafirmamos a assinatura da Liga: aqui todo mundo joga”, avalia Fabiana Fairbanks, diretora da Unidade Bebidas da Nestlé.

NESCAU® e o esporte – NESCAU® possui um longo histórico de apoio à prática de exercícios físicos e atividades coletivas, destacando a importância do esporte como ferramenta fundamental para fortalecer a autoconfiança de crianças e adolescentes, além de estimular o convívio social e a interação, provocando o espírito de coletividade.

As primeiras iniciativas da marca neste universo começaram ainda na década de 60, com o patrocínio às competições de ciclismo. Posteriormente, nos anos 80 e 90, NESCAU® também apoiou grandes eventos de esportes radicais, incluindo surfe, wakeboard e skate. Mais recentemente, NESCAU® patrocinou a Liga de Basquete 3×3, em parceria com a Associação Nacional de Basquete 3×3 (ANB3x3). Em 2014, a marca atingiu um marco inédito ao impactar mais de 33 mil estudantes com o apoio à realização de torneios intercolegiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife.

Desde 2015, NESCAU® organiza anualmente sua competição independente poliesportiva, totalmente gratuita, a Copa Nescau, que em 2018 cresceu e passou a se chamar LIGA NESCAU®. O campeonato reúne milhares de estudantes da rede pública e privada da cidade de São Paulo (SP). A marca organiza também, desde 2016, o projeto ‘Jogadeira’, sempre aos domingos em diferentes pontos da capital paulista, com o objetivo de incentivar a ocupação de espaços públicos para a prática de brincadeiras relacionadas ao esporte (Jogo + Brincadeira = Jogadeira) para que as crianças insiram mais atividades físicas na sua rotina e resgatem a diversão em meio a prática esportiva.


Fonte: Comunicação da NESCAU®

Deixe uma resposta