Atividade física e a felicidade: Saúde para ser Feliz

Com certeza você já deve ter ouvido falar que praticar atividades físicas tem tudo a ver com felicidade. E é a mais pura verdade, tem tudo a ver mesmo! Hoje trazemos muitos motivos para você se exercitar e viver uma vida muito mais saudável e feliz.

Ao fazer exercícios acontece uma série de reações em nosso corpo e substâncias são liberadas, contribuindo para a sensação de bem-estar e satisfação. Mas elas não são exclusivas apenas da parte física.

Endorfina

endorfina

A principal substância que nos “deixa feliz” quando praticamos exercícios é a endorfina, por isso é conhecida como “hormônio do bem-estar”. Ela é produzida pela hipófise, uma glândula cerebral, e é transportada pela corrente sanguínea para o nosso corpo.

A endorfina é a resposta direta do organismo às atividades físicas e com ela “liberada” os benefícios são muitos: melhora da memória; mais resistência e disposição; alívio de tensões e dores, diminuição de insônia e muito mais!

Saúde Mental

Mas não sentimos esses resultados apenas na parte física. Os exercícios também contribuem a nossa saúde mental e ajudam a diminuir os sintomas de doenças como depressão e ansiedade. Quando nos exercitamos o corpo libera a serotonina, hormônio responsável por regular o humor.

Inúmeros estudos e pesquisas já comprovaram a contribuição dos exercícios físicos para a felicidade e podemos perceber essa melhora na nossa qualidade de vida dia após dia.

Praticar atividades físicas melhora nosso desempenho no trabalho, contribui para as relações familiares e amizades, melhora consideravelmente a autoestima e, como vimos, previne muitas doenças.

Ah e não esqueça de sempre procurar a orientação de especialistas.


FONTE: Academia JustFit