Mindfulness: conheça o poder da atenção plena

Mindfulness, em português, atenção plena, pode ser um exercício, uma meditação ou um estado de presença.

Vivenciar o “aqui e agora” não é dada fácil nos dias atuais, porque temos o foco constantemente desviado por infinitas informações e distrações que roubam a nossa atenção. Saímos fazendo as coisas no automático, na maior parte do tempo sem ter a consciência do que estamos fazendo.

Vivenciar o presente plenamente

Quando foi a última vez que você vivenciou por inteiro uma sensação cotidiana, sem interrupções?

Lembre-se da sua última refeição. Foi um momento presente, focado nos alimentos que estava ingerindo?

Ao fazer uma refeição de forma mindful, por exemplo, todo o foco está no processo de comer:

  • Comer consciente significa prestar atenção a cada mordida;
  • Nas sensações que esse ato oferece ao corpo;
  • Nas texturas dos alimentos;
  • Nas cores e cheiros que eles possuem.
  • Apreciar melhor o momento e os sabores do alimento;

Neste exemplo, a técnica Mindfulness – atenção plena -, auxilia no controle de peso e no consumo de alimentos mais saudáveis. O foco é aumentado e o cérebro é treinado a ser mais consciente – mesmo depois que a ação termine.

O poder da atenção

Na era digital, com a velocidade e quantidade de informações que temos hoje, o maior capital de uma pessoal é a ATENÇÃO. Quem retém a atenção de outras pessoas tem muitas vantagens, geralmente é um especialista em sua área e pode influenciar um grande grupo, até mesmo uma comunidade inteira.

Por outro lado, está cada vez mais difícil dar atenção às pessoas: parar, ouvir, olhar nos olhos. Quem consegue fazer isso – estar plenamente presente -, tem relacionamentos valiosos, tanto profissionais como afetivos.

Pare, por um minuto, e pensa na última vez que você estava conversando pessoalmente com alguém e teve sua atenção interrompida pelo smartphone que estava na sua mão, desviando o olhar, o foco, os sentidos, até que parou de ouvi-la. É comum, não é mesmo? Infelizmente, estamos assim.

Beneficios do Mindfulness

  • Estar em melhor contato com si mesmo e as pessoas ao redor;
  • Apreciar mais plenamente cada momento atual (o aqui e o agora);
  • Enxergar as coisas boas da vida – sejam elas pequenas ou grandes.
  • Vivenciar, com mais confiança, emoções e situações de estresse e dor;
  • Sentir mais entusiasmo e energia perante a vida;
  • Entender que pensamentos e emoções vêm e vão;
  • Desenvolver a auto-aceitação, e consequentemente, a aceitação dos outros;
  • Melhorar a memória e o desempenho acadêmico;

Minha experiência com Mindfulness no esporte

Essa técnica tem grande eficiência através do uso da respiração e da consciência corporal. Por isso, esse estado de presença, de foco no agora, é muito importante no esporte. Concentrar no presente, no corpo, na postura, na respiração e interação com o ambiente, nos deixa em alerta, porém, relaxado e com mais vitalidade.

Eu já corri maratona em que fiquei tão preocupado com o resultado final, com a chegada nos 42k, que me atrapalhou muito desde o início do percurso, gerando ansiedade, preocupação demais. Aí vieram os pensamentos negativos, a tensão, fazendo os músculos ficarem tensos e estressados gerando perda de energia, até que…veio a lesão e fim de prova.

Por outra lado, em outra Maratona, corri bem centrado no momento presente, com poucos pensamentos e só sobre o agora, respirando com mais tranqüilidade e “ouvindo’ cada respiração, sentindo cada passada, curtindo cada km, sem focar pensamentos no número 30 (o muro da maratona), com uma harmonia perfeita entre corpo e mente. Resultado: recorde pessoal na Maratona.


Fonte: Pesquisa Boa Corrida

Deixe uma resposta