ASICS Gel-Kayano 25 – testamos

O ASICS Gel-Kayano 25 é o lançamento da marca neste segundo semestre. Após 25 anos, o modelo continua um dos queridinhos dos corredores

Essa é minha primeira experiência com esse ícone dos corredores. Estou há uns 40 dias com o ASICS Gel-Kayano 25 e já rodei bastante com ele treinando em ritmo intenso para a Maratona de Buenos Aires, que será dia 23/09. Já corri mais de 80km com ele nesses últimos dias e conto o que achei.

Este slideshow necessita de JavaScript.

PRIMEIRA IMPRESSÃO

No primeiro momento, o que mais chama atenção no Kayano é o acabamento, a qualidade. Ao pegar na mão já é possível notar que a marca japonesa não economizou em bons materiais e alta tecnologia.

Eu recebi o tênis numa quinta-feira e no domingo, na primeira vez que corri com ele, já rodei 25km. Não recomendo que faça isso. É sempre bom amaciar o tênis novo em corridas mais curtas antes de fazer um longão. Mas corri 25k na primeira com o Kayano 25 e não tive problemas, pelo contrário, foi meu melhor treino para essa distância. Não senti dores, desconforto, bolhas, nada. Senti apenas o volume do tênis mesmo. Algo que geralmente não sinto, explicarei mais abaixo.

GEL-Kayano 25Depois de duas semanas com o tênis,  eu e Thaby corremos os 21k da ASICS Golden Run BH (veja aqui como foi a Golden Run BH).

Na prática, o Gel-Kayano 25 se mostrou bastante confortável e muito responsivo – aquela sensação de ganho de energia que o pisante proporciona nas passadas. É uma espécie de ajuda no deslocamento, na propulsão do movimento da corrida, que alguns tênis têm mais que outros devido ao material utilizado principalmente no solado e amortecimento.

 

O que a Thaby achou…

GEL-Kayano 25

 

 

 

“Gostei dele porque ele é macio e leve. Veste bem o pé e também é macio por dentro, o que evita bolhas e esfoliações. Depois do Noosa FF (meu queridinho), ele já é o meu preferido. Quando preciso evitar muito impacto, agora uso o Kayano 25.”

 

@thaby_mondoni – bailarina que corre.

 

 

 

 

CABEDAL

Essa parte está em Jacquard Mesh duplo respirável, que permite um ajuste muito bom aos pés. É um cabedal amplo, bem acolchoado, com bastante espaço para os dedos, além disso manteve uma boa respirabilidade mesmo na meia maratona no sol forte.

 

SOLADO

A nova tecnologia Flytefoam™ Lyte com nanofibras orgânicas na entressola oferece amortecimento contínuo durante toda a corrida, garantindo durabilidade e leveza. O modelo ainda conta com a espuma em Flytefoam™ Propel, composta por polímeros de retorno especiais que faz o tênis ser muito responsivo.

 

TECNOLOGIA

Gel - Kayano 25 Feminino
Gel-Kayano 25 Feminino

A ASICS, uma empresa japonesa, é conhecida por ser uma das marcas que mais investem em pesquisas e tecnologias para calçados esportivos. No Kayano 25 tem:

IGS® (Sistema de Orientação ao Impacto): a filosofia de projeto da ASICS, que emprega componentes ligados para melhorar a marcha natural do pé, desde a batida do calcanhar até o batimento cardíaco.

AHAR® (High Abrasion Resistant Rubber): Solado de borracha com formulação especial para resistir à abrasão (desgaste), localizado em áreas críticas, como no calcanhar.

Duomax®: Entressola com duas densidades de dureza. O material (EVA) mais duro é localizado na traseira, do lado interno da entressola, para controlar a pronação e melhorar o suporte e melhorar a estabilidade.

FlyteFoam™: 55% mais do leve do que o padrão da indústria de EVA, suas fibras reforçadas permite que repare sua forma original após cada corrida, oferece amortecimento e leveza.

Heel clutching System™: fornece suporte aprimorado e cria melhor ambiente de ajuste de calcanhar.

 

CARACTERÍSTICAS

Peso: Masculino – 336g | Feminino: 278g

Pisada: neutra, pronada

Drop Masculino: Altura traseira: 22mm | Altura dianteira: 12mm

Drop Feminino: Altura traseira: 24mm | Altura dianteira: 11mm

 

Se há algo que pode melhorar neste tênis…

Como sou um corredor bem leve, achei o Kayano 25 com a forma grande para o meu perfil. É um tênis grande, que você sente bem nos pés. Muitos corredores gostam dessa sensação, porque acham que dá mais segurança, de fato, dá mesmo. Mas eu prefiro esquecer o tênis durante as corridas.

Para ter uma ideia, o meu tênis preferido da ASICS é o RoadHawk FF, que pesa apenas 244g (veja a resenha dele aqui). Quando estou com ele, literalmente, esqueço do tênis e foco na biomecânica e na respiração.

 

AVALIAÇÃO BOA CORRIDA

 

Conforto

Apesar de ser um tênis confortável que não deu dores, nem bolhas, eu senti bastante o volume do tênis durante as corridas longas.

Design

A combinação de materiais, cores e acabamento foi muito bem pensada pela marca. É um tênis com um estilo imponente, com materiais resistentes e com um acabamento impecável.

Durabilidade

Já corri cerca de 80k com ele em poucos dias, rodei em asfalto molhado, terra, pista profissional, esteira, e não tive problemas em relação a durabilidade do tênis. O Kayano é famoso também por ser robusto, forte.

 

Preço: R$799,90 o preço em 11/09/18 no e-commerce da Centauro

Click aqui para ver na Centauro

 

CONCLUSÃO

 

Gostei muito de correr com esse tênis icônico. Não é por acaso que um calçado chega a 25º edição sendo um dos queridinhos dos corredores.

São raras as vezes em que coloquei um calçado e não precisei de uns dias para amaciá-lo até ficar 100% confortável. Com o Kayano 25, na primeira corrida, já foram 25k corridos como se já tivesse o tênis há meses.

Acredito que seja um tênis perfeito para quem tem a estrutura corporal maior que a minha. No meu caso, prefiro os modelos mais leves e com menos amortecimento. Vou usar o Kayano 25 para corridas até 15k.

 

O tênis ASICS Gel-Kayano 25 está aprovado para Boas Corridas.

 

 

Agradeço à ASICS por enviar o tênis.


 

Informo aos leitores que essas são as minhas impressões reais do tênis como um corredor amador, sem nenhuma influência da empresa.

 

Um grande abraço, cuide-se, corra e seja feliz!

Edgar Santana

Deixe uma resposta