Utilize o step nos seus treino e turbine o corpo

Você sabia que utilizando somente um step é possível fazer um treino que turbina o corpo inteiro? Isso porque esse equipamento não se limita somente às aulas de step nas academias, ele pode ser aproveitado de diversas formas, entra elas, para o trabalho cardiovascular, neuromuscular, pliometrias (exercícios com pequenos ou grandes saltos) e para treinos de fortalecimento do core. A professora da Bio Ritmo, Márcia Pedroso, sugere abaixo algumas opções de exercícios que tem o step como protagonista.

Exercícios aeróbios e ou/ pliométricos

– Movimentos de transferências laterais ou frontais no step.

– Saltos no step.

Exercícios neuromusculares:

Trabalho de peitoral:

– Flexões de braço com apoios de mãos no step.

No step a amplitude é maior do que no chão. “Quando trabalhamos com maior amplitude, temos mais contração muscular. Se apoiarmos o joelho no chão, facilitaremos a execução do movimento”, explica a profissional.

Trabalho de tríceps:

– Tríceps banco: de costas para o step, com as mãos apoiadas nele e pés no chão à frente, fazer o movimento de sentar e levantar em frente ao step.

Trabalho de pernas:

– Pisar com o pé direito no step e o pé esquerdo no chão e executar o afundo (fazer o mesmo com as duas pernas).

– Agachamento unilateral, pisando com apenas um pé no step.

“Esses exercícios são muito eficientes quando realizados no step, pois esse acessório aumenta a amplitude do exercício, dificultando e gerando maior gasto calórico e aumento contração muscular”, afirma Márcia.

Trabalho de glúteos:

– Deitar no chão com os pés em cima do step e executar a elevação pélvica – elevar o glúteo. De acordo com a professora da Bio Ritmo, o step auxilia no melhor posicionamento do corpo e também aumenta a amplitude do exercício.

Trabalho de panturrilhas:

– Em pé, pisar na ponta do step e fazer movimentos de elevação dos calcanhares.

Abdominais:

– Prancha: Com os cotovelos no step e os pés no chão (opção para iniciantes, pois há menos contração muscular) ou com os cotovelos no chão e os pés no step (opção mais difícil, pois há mais contração e mais isometria).

– Se for um step inclinável, é possível deitar nele com a cabeça na parte mais alta, elevar as pernas e fazer abdominais infras completos – elevar e abaixar as pernas simultaneamente.

Sobre a Bio Ritmo

Fundada em 1996, a rede de academias Bio Ritmo possui cerca de 50 mil alunos e 30 unidades localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pará. A Bio Ritmo vem se consolidando como um verdadeiro mall fitness, oferecendo várias academias dentro da mesma academia com as microgyms Race Bootcamp, Burn, Torq, Squad, SkillMill e Vidya, já inauguradas, sem que o aluno tenha que pagar a mais por isso na mensalidade. A marca faz parte do Grupo Bio Ritmo, a 4ª rede que mais cresceu em unidades nos últimos cinco anos e a 5º no ranking das marcas que mais evoluíram em faturamento no mesmo período, segundo o relatório global 2017 da IHRSA. Mais informações em www.bioritmo.com.br

 


FONTE: Comunicação da Bio Ritmo