MUNDO “FIT”: ENTENDA PORQUE SEGUIR EXERCÍCIOS DA INTERNET PODE SER PERIGOSO

Personal trainer elenca os cinco prejuízos mais comuns para quem se arrisca em copiar treinos sem supervisão

Uma infinidade de opções em alimentação, vestuário e atividades estão disponíveis no mercado “fit”. A busca por hábitos mais saudáveis se tornou tão presente no dia a dia que existem diversos perfis em redes sociais que prometem tornar esse lifestyle mais dinâmico e acessível.

personal trainer Talles Sucesso, da Bodytech Lago Sul, ressalta a importância de procurar um profissional formado na hora de montar a rotina de treinos. “Para prescrever qualquer tipo de exercício é importante avaliar diversos pontos para potencializar os resultados e, mais importante ainda, ter cuidado com a saúde. Só quem estudou para isto está apto para elaborar o treino”, explica.

Um dos argumentos mais comuns das pessoas que procuram os exercícios sem orientação profissional está na busca por diversificação dos movimentos. “Se preocupam mais com o desafio de tentar o novo do que com o efeito do exercício. Acabam esquecendo de avaliar cientificamente cada movimento”, destaca o personal.

De acordo com Talles, quando os treinos são copiados ou duplicados de pessoas da internet, o que acontece com frequência nas academias, o ato pode não só comprometer a saúde como até mesmo atrasar o resultado almejado. O profissional estuda diversas ciências para prescrever o exercício correto para cada aluno.

Busca por profissionalização

O reflexo da onda fitness chegou até as salas de aula. Entre 2000 e 2015 o número de profissionais formados anualmente na área cresceu de 8.283 para 35.032, um aumento de 323%, segundo o Censo da Educação Superior.

Com especialistas disponíveis no mercado, as desculpas para não procurar orientação ficam ainda menores. Confira os cinco danos mais comuns ao seguir treinos sem respaldo profissional:

 Lesões por exagero de treino

Excesso de séries, repetições, dias de treino e tempo de academia podem resultar em diferentes lesões.

 Lesões por traumas

Geralmente acontecem quando exercícios são executados de forma inadequada. “Para ser correto, o exercício precisa seguir uma tríade perfeita: segurança, eficiência e conforto.

3º Prejuízos cardíacos

As condições físicas podem não estar aptas para determinada modalidade e a execução dela pode gerar prejuízos para até para o coração. “Por isso é indicado que os praticantes de atividade procurem um cardiologista antes de executar exercícios”, enfatiza Talles. E não só os exercícios de alta intensidade estão nesta lista, até atividades mais leves podem resultar em patologias se a relação volume intensidade não estiver equilibrada, por exemplo, gastar muitas calorias não significa que você irá emagrecer mais.

4º Prejuízos articulares

Causados também pelo excesso de volume de treino e pouco descanso entre uma sessão e outra. Lembrando que o tempo e o treino adequado devem ser desenvolvidos pelo orientador físico após a avaliação individual.

5º Afastamento da meta

Copiar um treino indiscriminadamente pode te distanciar do objetivo final, já que todas as séries devem ser desenvolvidas de acordo com o objetivo e condições individuais de cada um.

 


FONTE: Agência Objetiva