OS BENEFÍCIOS DA VITAMINA D PARA O CORREDOR

Uma das vitaminas mais comentadas atualmente e não é à toa.

A vitamina D apresenta diversos benefícios ao nosso organismo e no caso dos corredores, vale a pena destacar ainda mais a sua importância.

Mas antes, gostaria de ressaltar os malefícios que a falta da vitamina pode trazer, seria: aumento da suscetibilidade de esclerose múltipla, artrite reumatoide, doenças neurológicas, diabetes, muitos tipos de câncer, episódios de dor crônica, asmabaixa do sistema imune e aumento da pressão sanguínea. E pasmem, grande parte da população apresenta deficiência.

 E quais seriam os benefícios para os corredores?

1 – ossos fortes: ela melhora a absorção de cálcio nos ossos. A osteoporose (quando há perda da densidade óssea) por exemplo é consequência da falta de vitamina D.

2- Imunidade: a vitamina D é um modulador das células de defesa do organismo, assim, melhora a resposta imunológica.

3 – Força muscular: por atuar na absorção de cálcio e o cálcio ser essencial na contração muscular, ela tem grande contribuição na força. Alguns estudos têm sugerido que, em atletas com deficiência, a suplementação de vitamina D aumenta a força muscular e a potência.

4- Diminuição de inflamação: atua diminuindo citocinas inflamatórias causadas pela corrida, favorecendo a recuperação.

Principais fontes alimentares:

Gema de ovo, atum, salmão, sardinha, manteiga, bife de fígado

É difícil suprir as necessidades diárias de vitamina D apenas por meio da dieta, mas vale a pena incluir as opções citadas.

Procure um nutricionista ou endocrinologista para avaliar seu status de vitamina D através de exame, assim em caso de deficiência, uma suplementação poderá ser prescrita.

 


Autor(a):

Dra. Rayane Silva – Especialista em Nutrição Esportiva e Clínica.

@nutri_rayanesilva