RECEITAS DE SUCOS QUE SÃO GRANDES ALIADOS DOS ESPORTISTAS

Os sucos feitos com a combinação certa de alimentos podem trazer muitos benefícios para a prevenção e recuperação de lesões

A atividade física em alta intensidade ou longa duração necessita de muita energia, tornando-se essencial um ajuste na alimentação para favorecer o desempenho e auxiliar na recuperação.

A energia deve ser proveniente de carboidratos e gorduras boas, no entanto, um plano alimentar pode ir além disso. O que isso quer dizer? Quer dizer que podemos pensar nos alimentos não somente como fornecedores de carboidratos, proteínas e gorduras, mas sim como nutrientes que apresentam substâncias fitoquímicas, as quais são capazes de beneficiar o organismo em diversos fatores como: prevenção de doenças cardiovasculares, recuperação de lesão causada pelo treino, auxilio no tratamento anticelulite, diminuição do colesterol ruim (LDL), entre outros.

Sabemos que os corredores sofrem muitos desgastes, lesões e podem ter uma diminuição no sistema imunológico, devido ao treinamento. Diante disso, separamos duas receitas de sucos que são ricas em fitoquímicos:

RECEITAS

Esse é o suco que o Edgar @boacorrida mais gosta e o batizamos de:

Suco Boa Corrida

– ½ beterraba média

– ½ cenoura média

– 1 colher (chá) de gengibre ralado

– 150 ml de água

– 150 ml de suco de laranja

O gengibre é anti-inflamatório, podendo ajudar na recuperação das lesões e micro inflamações causadas pelo esforço intenso dos treinamentos.

A beterraba é um vasodilatador natural, que melhora a oxigenação durante o exercício;

A cenoura e a laranja, são ricas em vitaminas antioxidantes, que podem eliminar os radicais livres, causados pelo estresse oxidativo devido à alta intensidade da atividade. Esse “estresse” pode aumentar a incidência de lesões, além de causar envelhecimento da pele. Além disso, fortalecem o sistema imunológico!

Frutas Vermelhas

– ½ xícara de mirtilo ou amora ou framboesa

– ½ colher (chá) de açafrão em pó

-1 manga pequena

– 200ml de água

As frutas vermelhas (mirtilo, amora, framboesa) são ricas em flavonoides, substâncias antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres

O açafrão é rico em curcumina, essa substância atua diminuindo inflamações que podem ocasionar nas articulações, além de atuar no sistema imunológico.

A manga possui carotenoides, um fitoquímico potente antioxidante, além de conter vitamina A, que atua na função imunológica.

 


Autor(a):

Dra. Rayane Silva – Especialista em Nutrição Esportiva e Clínica.

@nutri_rayanesilva