COMO O FRIO TE AFETA NA CORRIDA

Dia 09/07. Domingo. 06h. 12º graus. Meu celular toca. É hora do meu longo. São 26km. Quem acompanha minha rotina sabe que estou me preparando para os 42km da UpHill, dia 03/09.

Penso em ficar mais 30 minutos na cama. Afinal é domingo né? Não preciso fazer as coisas tão cedo. “Não, não”, pensei. Tenho que sair agora, senão vai bater a preguiça.

Esse é somente um de uma série de pensamentos que passam na cabeça de QUALQUER corredor nesse frio. Sair cedo para correr não é uma tarefa das mais fáceis. À noite, chegar em casa mais cedo também pairam nossos pensamentos. Netflix, uma pizza, etc. Mas é realmente de manhã que a sabotagem fica mais forte.

Apesar de todas as vantagens que o frio oferece em termos de rendimento, a disciplina é fundamental para não perdemos a regularidade nessa temperatura. Por isso, gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas, para ajudar o despertador a permanecer ligado e funcionando sempre para a hora do treino.

  1. Tenha uma meta, e ousada. Sem dúvida o fato de minha meta ter alto grau de dificuldade me implica em disciplinar-me para os treinos, independente da motivação do dia;
  2. Esqueça o horário da tarde, mesmo se tiver disponibilidade. A chance de usar a desculpa que pode treinar mais tarde somente para sabotar o treino da manhã é grande;
  3. Aos gulosos: permita-se uma recompensa para os treinos mais difíceis. Pode ser um doce, uma cervejinha, etc;
  4. Rendimento: Seu treino no frio tende sempre a ser melhor. Está buscando seu RP (Recorde Pessoal) nos treinos? Esse é o momento. É difícil levantar. Mas o treino rende muito;

E por último, a dica que mais gosto: Sem mimimi. O frio vai estar aí todo ano, para todo mundo, aos menos por 3 meses. Muitas vezes brinco que queremos beber o Whisky, mas não queremos levar o tombo. Então, quem está dedicado a evoluir nos treinos, ou a perder peso, melhorar saúde, etc, dá um jeito de treinar. É difícil, mas não é complexo.

 


Autor(a):

Darlan Duarte – Gestor e Treinador da Pacefit

Pacefit Running & Performance