ÓLEO DE PEQUI – ALIMENTO GARANTE MUITOS BENEFÍCIOS PARA ATLETAS

NAIAK é a primeira empresa a produzir Óleo de Pequi em cápsulas após 18 anos de pesquisas

A empresa desenvolveu a tecnologia que promete efeito hipotensor, proteção cardiovascular, menos inflamação muscular, redução de danos no DNA das células e menos estresse oxidativo.

Foram 18 anos de pesquisa e finalmente está disponível para o consumidor o Óleo de Pequi em cápsulas. O produto desenvolvido pela RTK Indústria a partir de uma parceria firmada com a Universidade de Brasília (UnB) foi objeto de estudos sob a coordenação de César Koppe Grisólia, biólogo PHD, professor-titular, pesquisador do Instituto de Ciências Biológicas e coordenador do Laboratório de Genética da UnB. Rico em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, o Óleo de Pequi rendeu mais de 10 artigos, uma tese de doutorado e uma tese de mestrado e quando analisado em atletas, demonstrou efeitos benéficos contra a oxidação do corpo, o que frequentemente ocorre quando a prática de exercícios físicos é de longa duração e intensidade. Foi verificado ainda que o suplemento nutracêutico é um protetor cardiovascular, previne doenças degenerativas como a aterosclerose e auxilia na redução de pressão arterial.

“O extrato com o óleo de polpa de pequi apresenta propriedades nutracêuticas. Isto é, melhoram certas condições fisiológicas, como a cardiovascular. Além disso, tem propriedades antioxidantes que protegem o organismo conta processos degenerativos crônicos”, explica o professor da UnB.

O estudo conduzido pelo Prof. Grisólia contou com 126 atletas que correram uma maratona e fizeram os exames iniciais. Depois disso, usaram 400mg de Óleo de Pequi em cápsulas durante 14 dias. Após este período, correram uma nova prova e realizaram mais testes a fim de analisar os radicais livres, mutações gênicas, pressão arterial e colesterol. Os resultados mostraram que, após ingerirem as cápsulas, os atletas tiveram menos inflamação muscular, menos danos no DNA das células e menos estresse oxidativo. As análises também mostraram que os atletas acima de 45 anos tinham produção de radicais livres ainda mais altas, embora os testes tenham sido positivos também com jovens.

A pesquisa gerou uma patente para a UnB e o licenciamento da tecnologia foi adquirido pela marca NAIAK, da RTK Indústria, de Brasília, que participou dos estudos e do desenvolvimento para produção em larga escala. O produto é enquadrado na categoria de novos alimentos. O Óleo de Pequi é vendido no site http://www.naiak.com.br. Todas as informações e teses sobre o produto estão disponibilizados no site http://www.oleodepequi.com.br.

As pesquisas também destacaram a importância da preservação do cerrado, e a valorização da cultura regional.  Com os resultados em mãos, já foi possível criar, incusive, um modelo de exploração sustentável com geração de mão-de-obra e rendimento para as comunidades rurais da região.

 Outros benefícios                      

O pequi contém diversos antioxidantes como carotenóides, vitamina C e compostos fenólicos, e sua composição de ácidos graxos é representada principalmente pelo Ômega 9 (51,37 a 55,87%) e palmítico (35,17 a 46,79%). O produto obtido pelo fruto típico do cerrado já rendeu mais de dez artigos científicos, duas teses de doutorado e uma de mestrado. A tese de doutorado, desenvolvida por Ana Luisa Miranda Vilela, apontou que, em doses adequadas, o óleo de pequi tem potencial para ser usado como adjuvante na quimioterapia do câncer, na forma de suplemento na dieta, o que demanda mais estudos.

Sobre a NAIAK

Fundada em 2010, a NAIAK conta com um portfólio de 33 suplementos alimentares ricos em ingredientes alimentícios funcionais, a partir de um conceito natural e com 0% de gordura trans. O nome NAIAK vem de um garanhão árabe, pai de vários campeões de enduro. Sem glúten, toda a linha é desenvolvida sob as normas da Anvisa, unindo as forças da natureza, a origem dos nossos insumos e a tecnologia. A empresa brasiliense está sob o comando das farmacêuticas Romy e Rogy Tokarski. Entre os produtos mais vendidos da marca estão: as cápsulas de Ômega 3, Óleo de coco e Magnésio Dimalato.

 

Um grande abraço, cuide-se, corra e seja feliz!

Edgar Santana