REFEIÇÃO PRÉ-ATIVIDADE FÍSICA DE LONGA DURAÇÃO

Para encarar um treino longo e intenso é fundamental estar bem alimentado.

A refeição pré-treino tem como principal objetivo fornecer energia e auxiliar no desempenho durante a atividade física. O carboidrato é o principal nutriente responsável pelo fornecimento de energia ao nosso organismo.

Entretanto, existem 2 tipos de carboidratos: carboidratos de digestão rápida e carboidratos de digestão lenta.

Os carboidratos de digestão rápida, elevam a taxa de açúcar rapidamente no sangue e após pouco tempo há uma queda de energia. Esses estão presentes em alimentos refinados e pobres em fibras como pães brancos, bolachas, mel, açúcar, macarrão, tapioca (isso mesmo!). Nesse caso quando consumidos antes do treino (cerca de 1 hora antes) pode ocasionar em tontura e diminuição do rendimento.

Já os de digestão lenta (carboidratos complexos), são os mais indicados, pois fornecem energia constantemente; estão presentes em alimentos integrais e ricos em fibras como: pão integral, batata doce, mandioca, aveia e arroz integral.

Vamos às sugestões de combinação dos alimentos

Para seu pré-treino de duração acima de uma hora, para os corredores, o famoso longão do fim de semana.

Pão integral com queijo branco light ou creme de ricota
Fruta com Farelo de aveia e chia
Batata Doce com canela
Mandioca e ovo mexido
Macarrão integral com atum ou carne moída

Caso sua refeição seja próxima ao treino (30 minutos ou imediatamente antes), torna-se interessante o carboidrato que forneça energia rápida para garantir níveis de açúcar no sangue durante a atividade.

Algumas sugestões de combinações para seu pré-treino  30 minutos antes:

Tapioca com cottage ou ricota
Banana com granola e mel
Açaí com banana

Durante a atividade, torna-se necessária a suplementação de carboidrato quando o exercício tiver duração acima de 60 minutos, nesse caso podem ser utilizados suplementos como: sachê de carboidrato em gel, isotônicos e maltodextrina.

Caso queira alguma fonte alimentar pode-se utilizar: banana, damasco, cana em pedaços ou caldo de cana.

No entanto, é sempre importante procurar um nutricionista para uma prescrição alimentar de acordo com suas necessidades.

 


Autor(a):

Dra. Rayane Silva – Especialista em Nutrição Esportiva e Clínica.

@nutri_rayanesilva