Respire melhor e corra mais fácil

A corrida de rua é um esporte que nos desafia a sempre conquistar melhores resultados. Quem já corre sabe que melhorar a performance pode não ser tão fácil, pois é preciso prestar atenção aos detalhes e buscar sempre se superar a cada treino. Para isso, um dos fatores essenciais são as técnicas de respiração usadas durante o exercício. Elas podem te ajudar a correr mais e melhor, fazendo com que você alcance os seus objetivos rapidamente.

Ao falar sobre técnicas de respiração, engana-se quem pensa que basta respirar adequadamente para conseguir um bom desempenho. Mais do que isso, é preciso ter técnica e seguir algumas dicas importantes, que você poderá conferir agora em nosso post!

Treine regularmente

É a frequência com que você realiza o exercício que o ajudará a ter mais fôlego na sua rotina como corredor. A regularidade ajuda seu corpo a se acostumar com o esporte, fazendo com que o esforço progressivo seja notável, porém, não o prejudique. Aumentar o tempo de corrida exige uma grande capacidade aeróbia, que só é conquistada com a prática frequente desse tipo de exercício.

Utilize técnicas respiratórias

Aquele momento pré-largada em que você fica preocupado e ansioso para começar, pode atrapalhar seu desempenho na prova. Em estado de ansiedade, o corpo começa a enviar sinais de falta de ar para o cérebro, que acelera a respiração, fazendo você ficar ofegante.

Cultive hábitos saudáveis

Não é preciso citar que o cigarro é o grande inimigo de quem quer aumentar a performance nas pistas de corrida. O vício diminui a capacidade respiratória, impedindo que os alvéolos pulmonares cumpram a sua função — que é absorver oxigênio —, o que pode ser um problema para ganhar fôlego na hora de correr.

As técnicas de respiração podem ajudar você a se acalmar nos momentos de mais ansiedade, além de darem um gás em sua corrida. Por isso, ela é tão importante e precisa ser praticada mesmo nos dias de folga. Dessa forma, você ajudará o seu corpo a se cansar menos e conquistará melhores resultados.

Eu atleta

O Eu Atleta esclarece a dúvida dos leitores sobre a maneira correta respirar. Afinal de contas, é melhor pela boca ou pelo nariz? Existe uma maneira correta? Pode melhorar o desempenho?

Respirar corretamente na corrida é respirar da forma mais natural possível e não se preocupar em interferir na respiração – disse Turíbio de Barros, mestre e doutor em fisiologia do exercício.

Segundo ele, a função respiratória é regulada por um mecanismo muito preciso e de maneira involuntária. Isso significa que, durante o exercício físico, não precisamos pensar para respirar.

Durante uma atividade física, a necessidade de captar oxigênio e eliminar gás carbônico aumenta na razão direta da intensidade do exercício. Quando a atividade é muito mais intensa, o nariz não consegue absorver a quantidade de ar necessária. Por isso, de maneira involuntária, passamos a inspirar também pela boca.

Essa regulação é automática. O mecanismo regulador ajusta a função respiratória e promove um aumento do fluxo de entrada e saída de ar pelas vias aéreas. Trata-se de um ajuste necessário para proporcionar uma adaptação à intensidade do exercício.

Um grande abraço, cuide-se, corra e seja feliz!

Edgar Santana


Créditos: www.pacefit.com.br | euatleta.com