PREPARAMOS UMA LISTA DE FILMES SOBRE CORRIDA DE RUA

Nesse friozinho de outono, depois do treino, cai muito bem um bom filme sobre o nosso esporte preferido.

São Silvestre (2013)

Documentário pouco convencional, São Silvestre faz um retrato belo e sensorial da maior corrida a céu aberto da América Latina. O registro do percurso foi feito pelo ator Fernando Alves Pinto, que correu a prova em 2011 com uma câmera acoplada ao corpo. As imagens captaram as passadas, a respiração, o suor, o cansaço e os gestos do corredor, revelando a emoção do personagem ao participar de um evento com milhares de atletas nas ruas de São Paulo.

The Spirit of the Marathon (2007)

Em The Spirit of the Marathon, diferentes histórias se cruzam. Em todas elas, a superação e a disciplina são os ingredientes necessários para que os protagonistas alcancem o objetivo a que se propuseram: completar a maratona de Chicago. O documentário enfoca a preparação e rotina de treinamento de seis atletas, dos quais quatro são amadores, e os motivos que os levaram a correr os 42 km. Forte fonte de motivação, o filme é rico em detalhes sobre a história da modalidade, com depoimentos de escritores, historiados e atletas.

Town of Runner (2012)

A paixão pela corrida é o viés da história de duas meninas na Etiópia que buscam, no esporte, uma vida diferente. O documentário mostra três anos de treinamento dessas corredoras e seus altos e baixos para tornarem-se atletas profissionais. A jornada de superação é incentivada pelo treinador Sentayehu Eshetu, que ajuda as jovens a escapar da pobreza e a alcançar o sucesso por meio do esporte.

 McFarlend, USA (2015)

Inspirado em uma história real, McFarlend, USA é ambientado em uma cidadezinha da Califórnia, onde o treinador Jim White (Kevin Costner) aceita o desafio de trabalhar com um grupo de jovens esportistas da McFarland High School, instituição formada por estudantes latinos em sua maioria. Incentivados pelo treinador, o grupo de jovens corredores superam as probabilidades, vencem obstáculos físicos e sociais e se tornam campeões de corrida de montanha.

Carruagem de Fogo (Chariots of Fire, 1981)

Vencedor do Oscar de Melhor Filme, este clássico sobre corrida conta a história de dois atletas britânicos com um objetivo em comum – disputar os Jogos Olímpicos de 1924, em Paris –, mas com perfis bem diferentes: Harold Abrahams (Ben Cross) é um estudante judeu que corre para ser famoso, enquanto Eric Liddell (Ian Charleson) é um missionário católico devoto, que corre em nome de Deus. O filme é sempre lembrado por sua música-tema (composta pelo grego Vangelis), que se tornou hino de maratonistas de todo mundo, além de ser usada a exaustão por emissoras de TV durante a cobertura das Olimpíadas.

The Athlete (Atletu, 2010)

Baseado na trajetória de Abebe Bikila, o filme mostra a vontade inabalável do primeiro homem a vencer duas maratonas olímpicas. Na primeira delas, em Roma, em 1960, Abebe correu os 42 km descalço, a mesma maneira como sempre tinha treinado, e se tornou o primeiro atleta negro da África a conquistar uma medalha de ouro nos jogos. A produção etíope, que concorreu a uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, vai além da vida de glórias do atleta, que precisou superar um acidente que o deixou na cadeira de rodas.

A Longa Corrida (The Long Run, 2001)

Apaixonado por seu trabalho, o treinador de atletismo Berry (Armin Mueller-Stahl) encontra uma última oportunidade de conhecer o sucesso ao conhecer Christine (Nthati Moshesh). Apesar do talento evidente da jovem corredora, Berry precisará moldar o gênio rebelde da atleta. Emocionante e surpreendente, The Long Run é inspirado na história da primeira mulher negra sul-africana a correr a ultramaratona de Comrades, uma das mais difíceis do mundo.

Forrest Gump (1994)

Vivido por Tom Hanks, o drama atravessa várias décadas na vida do personagem central, Forrest Gump, um homem simples do Alabama que cruza os Estados Unidos correndo e testemunha alguns dos eventos históricos mais notórios da segunda metade do século XX. Indicado a 13 Oscars, o filme venceu em seis categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor (Robert Zemeckis) e Melhor Ator (Tom Hanks).

Um grande abraço, cuide-se, corra e seja feliz!

Edgar Santana