A galera que pratica esportes tem verdadeiro pavor das terríveis cãibras.

Quem já sofreu com cãibra pelo menos alguma vez na vida sabe o quanto ela é dolorosa e paralisante. Se ela acomete um atleta durante alguma prova, infelizmente ele não será capaz de continuar a sua atividade, pois essa contração involuntária do músculo impede os movimentos e traz bastante dor.

Nesse caso, é preciso parar, alongar e massagear a região para aguardar a cãibra ir embora, o que pode demorar alguns segundos ou até mesmo minutos. Ela pode acontecer mais comumente na panturrilha, no abdômen, nas mãos, nos pés e no pescoço, até mesmo no meio da noite, enquanto você está dormindo.

Causas da cãibra

Segundo especialistas, a cãibra pode ser causada por diversos fatores: atividade física em excesso, diabetes, desidratação, baixa taxa de açúcar no sangue, falta de potássio, fraturas ósseas e varizes. Felizmente, uma alimentação balanceada pode impedir que ela ocorra, como a ingestão de alimentos com tiamina, magnésio, cálcio, ferro, potássio e repositores de sódio. Vejamos abaixo os principais alimentos, que já estão presentes no cardápio dos brasileiros e cuja preparação já é conhecida pela grande maioria das pessoas.

Para evitar as cãibras (ou cãimbras) é bom se prevenir com uma alimentação adequada. Alimentos ricos em vitaminas A, B e C, e fontes de cálcio e magnésio são os mais indicados.

Tomate, mamão, banana, aveia, feijão, mamão, que são ricos em potássio;

img_quais_sao_os_beneficios_do_suco_de_tomate_5030_orig

Queijo, iogurte, leite, brócolis, couve, que são ricos em cálcio;

imagem704

Hortaliças, espinafre, ameixa, figo, gérmen de trigo, que são fontes de magnésio.

frutas_hortalicas

Hidratação

Além de uma alimentação balanceada, que contemple todas essas vitaminas e todos esses minerais, é preciso ficar de olho na hidratação, pois a desidratação é uma das principais causas da contração muscular desordenada. Depois de praticar exercícios físicos pesados, além de água, você deve prezar pelos repositores hidroeletrolíticos/ isotônicos que devolvem os sais minerais perdidos na transpiração.

Isotônicos

Alongamento

Antes de qualquer exercício físico, é preciso dedicar alguns minutos ao alongamento, pois ele vai na contramão da contração muscular e aumenta o fluxo sanguíneo no local, transportando os nutrientes necessários para que os músculos se mantenham saudáveis e sem contrações involuntárias. Pernas, braços, tronco e pescoço devem ser alongados, pois a cãibra não escolhe onde irá acontecer.

 

 

Um grande abraço, cuide-se, corra e seja feliz!

Edgar Santana

 

 

Créditos: Laboratório Mercurochrome e pesquisa Boa Corrida.