O ÚLTIMO LONGÃO E O CHECK LIST PARA A MINHA 1º MARATONA

Faz 2 anos que eu me dedico a esse esporte. Há oito meses eu decidi que iria treinar para correr uma maratona. Alguém pode pensar: ‘nossa, tudo isso, 8 meses’. Pois é, eu sou bastante metódico e acho que correr 42.195 metros em SP, no sol, sem estar preparado, pode ser bastante perigoso. Então, resolvi me preparar com calma.

Passei por diversas fases do macro ciclo de treinamentos, pela fase de base, fase de desenvolvimento, quando tive uma lesão no tendão calcâneo em dezembro, que me fez parar por 30 dias e comprometeu a evolução nos treinos.

42k
A prova alvo

Agora, depois de correr 5 meias maratonas como preparação, faltando apenas duas semanas para a prova, já estou na parte final do ciclo de treinamentos para a Maratona Internacional de SP, umas das mais difíceis do Brasil, que acontecerá dia 9 de abril. O que tinha que fazer, já foi feito. É hora de descansar para chegar bem, se divertir e tentar sofrer o mínimo possível. A minha meta, nesta primeira, é apenas completar a prova, nao vou pensar em tempo, quero só me divertir.

Últimos treinos

No último sábado, dia 25 de março, foi o último longão antes da prova, comecei as 7h30 e já estava sol, corri 25km direto no sol forte, com pace médio de 5”10, na Estrada Velha de Santos, meu lugar favorito para correr em sampa.

IMG_20170326_130828_977[1]
Cansado depois do longão na EV

E, no mesmo dia, corri uma prova de 10km à noite, com pace de 4’50, a corrida Kolbiana em SBC.

Era para ser mais levezinho, mas meu amigo Alberto puxou o ritmo e fui com ele.

GarminConnect_20170327-072552[1]
10km em SBC, no meu GPS deu 9,6

Durante os últimos meses, eu fui ajustando os treinos e testando os equipamentos, acessórios e a alimentação que usarei no dia de encarar os 42.195 metros. Aproveitei esse último longão para fazer a checagem final:

 – Café da manhã

Banana, aveia e mel, café sem açúcar e 2 fatias de pão integral com geleia de goiaba, 1h antes do início da corrida.

– Psicológico

É fundamental em uma maratona. Esse vai muito do dia e neste treino estava bom. A dedicação e a disciplina na preparação ajudam a ficar tranquilo.

– Fôlego

O fôlego está bom, eu fiz esse longão no sol forte e bem acima da velocidade que pretendo correr a maratona. E ainda corri mais 10k à noite.

– Musculatura

Está muito boa, acho que acertei a série de exercícios de fortalecimentos de inferiores que faço duas vezes por semana. Senti uma fisgada nas costas nos primeiros metros, diminui o ritmo, logo passou e continuei normalmente. Nessas duas semanas que restam, vou fazer mais fortalecimento de superiores e core.

– Tênis

Estou usando esse tênis faz uns 3 meses sempre que vou correr acima de 15 km. Está perfeito, leve, bastante confortável e não faz bolha ou enrola a meia, isso seria terrível. O tênis jamais pode ficar apertado no pé.

– Meia

Estou usando uma meia de compressão nos longos e vou correr a maratona com ela. Está perfeita, confortável, tem um reforço tipo bandagem no calcanhar que da bastante firmeza.

– Short

Já corro com esse modelo faz um bom tempo, é muito leve, mesmo molhado e tem três bolsos ideais para levar a suplementação.

Óculos

É um óculos bem leve e protege bem do sol. Eu já fiz 3 transplantes de córneas e tenho uma forte fotofobia.

– Viseira

Não usarei na maratona. Eu corri a meia de SP esse ano com viseira, foi legal, mas quando passa de 20km ela começa a me incomodar.

– Suplementação

Nas últimas semanas testei muita coisa (gel, tamara, mel, bananinha etc) e neste último longão usei um gel com cafeína e achei a melhor opção, vou levar 4 saches dele, mel e sal.

– Protetor Solar

Neste último sábado, eu esqueci de passar, corri com um baita sol na cabeça, que não é pequena, rsrs, fiquei todo vermelho e um pouco ardendo.

É isso! Faltando duas semanas para a prova, 98% do treinamento já foram realizados, os acessórios e alimentação  testados. Agora, é só descansar, recuperar a musculatura, cuidar bem da alimentação, relaxar a mente e fazer treinos leves.

Em breve, maratonista.

“Vem ni mim 42k”

Um grande abraço, cuide-se, corra e seja feliz!

Edgar Santana