DOIS ANOS DE BOAS CORRIDAS

Não são dois anos do blog, são dois anos de dedicação a esse esporte.

Foi no final de 2015, quando sem nenhum preparo eu corri a minha primeira São Silvestre com o tempo de 1h47, pace de 7” (rsrs) e fiquei dois dias sem andar com as coxas travadas e mais de uma semana com dores nas pernas e no abdômen, que decidi que era isso que eu queria – não as dores, mas correr e sentir aquela endorfina mais vezes e por mais tempo. Resolvi trocar os treinos de maromba pelos de corrida, emagreci, sem dieta, 11kg nestes dois anos, para carregar menos peso nas corridas e ficar menos suscetível às lesões.

Nestes dois anos fui estudando, aprendendo e testando técnicas, alimentação, treinos, tênis e acessórios para correr mais, com mais qualidade e mais prazer. Corri dezenas de provas, 6 meias maratonas. As mais especiais com a minha esposa, a Thabata Mondoni, bailarina e jornalista da Mondoni Press e a editora do blog. Corremos juntos a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, considerada por muitos a corrida mais bonita do Brasil. Eu concordo, apesar de que o Brasil é lindo, no nordeste tem provas lindíssimas, mas essa do Rio foi um espetáculo, recomendo a todos. Sou suspeito, amo o Rio, adoro aquela cidade porque mistura as belezas da natureza com o urbano como poucos lugares no mundo.

Em novembro de 2016, tive a minha primeira lesão séria, fiquei mancando por alguns dias e correr, nem pensar. Foram 30 dias sem correr sofrendo com uma tendinite calcânea, muita fisioterapia e repouso, além de perder uma ótima evolução que vinha conseguindo nos treinos para a maratona, tive que reiniciar. Devido a essa lesão não consegui correr uma Meia Maratona na qual estava inscrito.  A lesão se deu por excesso de treino. Eu estava de férias do trabalho e corria todos os dias, alguns dias mais de uma vez e sem o devido descanso. Aprendi na prática a velha lição: descanso também é treino. Nestes dois anos aprendi, entre erros e acertos, várias lições que vou dividir com os leitores, assim não precisarão erar como eu errei.

Desses dois anos, nos últimos 7 meses estou focado nos treinamentos para a minha primeira maratona que será em 9 de abril. Esse processo todo eu estou detalhando mais no instaram @boacorrida e passarei a contar essa trajetória aqui no blog.

Para o primeiro post é isso. Um grande abraço, cuide-se, corra e seja feliz!

Edgar Santana